quinta-feira, 9 de setembro de 2021

GRANDE PORTO Porto Assombrado: Lendas, histórias e mitos, pela noite dentro

  um roteiro na Invicta que promete assustar até os mais fortes. O JPN fez o trajeto do "Porto Assombrado", que mostra o lado mais sombrio e mitificado do Porto e arredores. A tour chamada "Porto Assombrado" prolonga-se até à noite.



Conhece a lenda de Gaia? E o mito do Hotel Teatro? Estas e outras histórias são contadas por Pedro Vasconcelos, organizador do percurso “Porto Assombrado”. A um ritmo acelerado, a carrinha de sete lugares parte da Trindade pouco depois das 18h00. Conversa puxa conversa e, em dez minutos, já sabemos umas quantas fábulas.


“Diz-se que é assombrado”. Pedro refere-se ao Hotel Teatro. A tragédia do século XIX que ali se passou, no antigo teatro Baquet, parece que ainda está presente, pelo menos em espírito. Mais de cem pessoas morreram num incêndio e, por isso, há camarins que se abrem sozinhos e pancadas nas portas. Pelo menos, é aquilo que hoje se diz.


Mas o Hotel Teatro não é a única vítima de assombrações. Na Afurada, avista-se uma casa ao alto que é frequentemente visitada por caça-fantasmas. No início do século, vários investigadores do paranormal juraram ter registado a frase “Saiam daqui!”. Mas a autenticidade do acontecimento continua a ser um mistério.


Símbolos obscuros


Ao longo do percurso, que dura cerca de sete horas e inclui mais de uma dezena de paragens, apercebemo-nos de que as histórias são imensas, mas há curiosidades que se destacam. De facto, em todos os fenómenos sobrenaturais, estão presentes os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) e os caminhos encruzilhados, em forma de cruz. Já as flores têm uma dupla função: dar um bom cheiro ao morto e fazer-lhe companhia, terminando também a sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário